Para não esquecer. Nunca!
Terça-feira, 8 de Abril de 2008
O Modernismo na Pintura

ATENÇÃO: DEVIDO ÀS ACTIVIDADES DOS ALUNOS DE CANOAGEM, O PONTO FICA ADIADO PARA  TERÇA-FEIRA , DIA 22 DE ABRIL

-

-

A arte moderna surgiu em ruptura com o séc. XIX: rompe-se com os códigos, com a perspectiva, com o conceito de belo, etc. Hoje apresento aqui alguns dos mais importantes movimentos modernistas:
 
Cubismo
-
 
 Os pintores cubistas assumem a rejeição pelas regras tradicionais da representação em perspectiva, preferindo apresentar perspectivas simultâneas, dando origem a obras estranhas, mas só na aparência. Essa estranheza aparente resulta, também, do facto de os cubistas reduzirem os objectos a figuras geométricas simples. O esquema apresentado foi retirado desta página (onde podes ver algumas obras cubistas e te fornece ligações para outras páginas importantes). Pablo Picasso foi o criador do cubismo, mas nessa corrente destaca-se o seu grandeamigo
-
Braque, JuanGris, etc.  Picasso, O Poeta   Braque, Mulher com Guitarra    J. Gris, Homem no Café 
-
-
Futurismo
 
Para os futuristas, no dizer do seu criador literário, Marinetti, “ a velocidade é o nosso deus”. Os futuristas rejeitam a tradição estética e exaltam o mundo moderno, a máquina e a velocidade.
Para mostrar como o seu conceito de beleza é tão diferente, o mesmo Marinetti afirma que “um automóvel de corrida com a carroçaria de grandes tubos é mais bela do que a Vitória de Samotácia!” Que pensam disto os meus alunos?
A pintura futurista reflecte o movimento e a velocidade, ideia transmitida através de espirais, linhas curvas, etc., sendo, frequentemente, muito agressiva. G. Balla, Boccioni; Carrà, etc. são os principais pintores desta corrente
-
  -
   Balla, Velocidade de um Coclista    Boccioni, Acordar da Cidade
-
Vejamos, então, Vitória de Samotrácia:
-
Vitória de Samotrácia, escultura helenística
-
-
Abstraccionismo
 
Não foi difícil a transição do cubismo para o abstraccionismo. O abstraccionismo é a arte não figurativa. Ela pode, tal como afirma Kandinsky, sugerir emoções através das cores ou, simplesmente, como defende Mondrian, não traduzir coisa nenhuma, porque a arte deve, somente, ser bela.
-
    Kandinsky, Amarelo, Vermelho e Azul   Kandinsky, composição VIII  
-
Mondrien, Cubos   Mondrean, Composição
-
   Vejamos, agora, Mondrian na moda!
-
-  
-
Surrealismo
 
Nascido da psicanálise, este movimento artístico pretende transpor para as artes plásticas o mundo dos sonhos/ pesadelos. Salvador Dali foi, sem dúvida, o maior pintor surrealista.
-
   Dali, Persistência da Memória     Dali, Metamorfose de Narciso
-
-
 
Pintura portuguesa
-
O modernismo não tardou a chegar a Portugal. Na pintura destacamos os nomes de Amadeo de Souza-Cardoso; Almada Negreiros e Santa-Rita pintor, entre outros. Apresentam-se, de seguida, algumas pinturas destes autores. Façam, por favor, o exercício de procurar encontrar as correntes estéticas em que podem ser observadas tais pinturas.
     Amadeo, Interior de casa    Amadeo, antes da Corrida
_
   Santa-Rita, Cabeça
_
Almada, Auto-retrato     Almada, Painel da Gare da rocha conde de Óbidos   Almada, Desenho
-
-
-
Fátima Stocker

sinto-me:

publicado por asergio às 19:00
link do post | comentar | favorito

31 comentários:
De Marta Prazeres a 8 de Abril de 2008 às 21:45
Fiquei fascinada com a pintura surrealista!


De asergio a 8 de Abril de 2008 às 23:11
Então, Marta, lembra-me, na quinta-feira, para que eu leve mais Dalio na sexta. Para gostares mais, ainda!


De Bruno Mendes a 8 de Abril de 2008 às 22:18
são muito giras as pinturas mas só gosto de algumas.
como por exemplo: aquelas duas pinturas do Salvador Dali.


De asergio a 8 de Abril de 2008 às 23:15
Mas olha para todas com muita atenção, Bruno, e, por favor, não te esqueças de fazer o exercício que pedi!


De Marta Prazeres a 10 de Abril de 2008 às 18:47
Eu hoje não vi a professora, mas tenho a esperança que ainda veja o meu comentário hoje para amanhã possa levar mais pinturas!


De asergio a 10 de Abril de 2008 às 19:14
Acertaste, Marta. Vou já pôr de lado!

Até amanhã


De Marta Prazeres a 10 de Abril de 2008 às 18:50
O exercício proposto é identificar as correntes estéticas nas pinturas propostas. Só que eu não estou a compreender o exercício, podia-me explicar?


De asergio a 10 de Abril de 2008 às 19:20
Marta:

Não tens dúvida em chamar cubistas ou futuristas (por exemplo) às pinturas apresentadas de Braque ou de Boccioni, respectivamente. Sendo assim:

consegues classificar (identificar o nome da corrente artística: surrealismo, abstraccionismo...) as pinturas apresentadas dos autores portugueses? Nota, que podes encontrar a presença de mais do que uma corrente / tendência.

Expliquei melhor?


De Marta Prazeres a 10 de Abril de 2008 às 21:49
Sim, muito obrigada!


De Diogo a 11 de Abril de 2008 às 17:53
stora depois de apreciar as diversas pinturas, a que eu mais gostei foi a de boccini , acordar da cidade pelo traço. Mas cria pedir desculpa por não lhe ter avisado na aula do seguinte é que 6ª feira no dia do ponto os alunos da canoagem vão a Vilanova de mil fontes praticar windsurf e devido a isso vão faltar em principio ao dia todo, por isso e que lhe pedia se pode mudar a data do ponto para 3ªfeira pois não cria faltar a tal. Mais uma vez peço desculpa e obrigada.


De asergio a 12 de Abril de 2008 às 10:40
Então, temos um diogo de preferências futuristas? Foi o traço que te seduziu? Gostaria que explicasses melhor porquê.

Quanto ao aviso... mais vale tarde do que nunca. Pois está claro que, sendo assim, o ponto fica adiado para a terça-feira seguinte. Avisas os teus colegas, por favor?

Só um aparte: por favor, Diogo, utiliza o corrector ortográfico antes de publicares uma mensagem, está bem?

Bom fim-de-semana


De Diogo a 11 de Abril de 2008 às 17:57
*Lagoa de Albufeira


De Nelson Moura a 11 de Abril de 2008 às 22:15
Olá boa noite Sr.ª professora, as minhas desculpas desde já, mas a aula estava muito empolgante que nem me passou pela cabeça que no próximo dia 18 de Abril os alunos que frequentam a canoagem iram ate a lagoa de Albufeira praticar vários desportos. Já por isso é melhor efectuarmos a alteração do ponto. Para mim é me muito incomodativo ter o teste na 3ª pk ñ gosto de estudar nas vésperas. Ate porque este fim de semana vai ser demasiado curto, mas vou tentar levar componentes para estudar por lá. Não vou ter Internet por isso não vou poder ter acesso aos objectivos. Mas é sempre agradável tentar colocar os objectivos. Porque assim a chegar vou correr para aqui…
Aconselho desde já a alteração do ponto para esta 3ªfeira. Ainda ñ estive a ver com olhos de ver, mas não observei a tal proposta que é para realizar. Proponho-lhe a destacar a tal questão, e ao pé disso poderá por um aviso a alteração do teste para a 3ªfeira se assim o pretender efectuar. Mas já que não pretendia acumular”empilhar a matéria” é provável que o faça na 3ª que cá vou estudar muito. Beijinhos e posso propor-lhe uma boa noite… Ate terça-feira


De Nelson Moura a 11 de Abril de 2008 às 22:42
Agora que já tive mais tempo pode observar com outros olhos e assim pode chegar a tal solicitação “Que pensam disto os meus alunos?”. Desde já posso agradecer o seu trabalho ao colocar as cópias dos quadros, identificados com o tipo de arte e a respectiva definição. Obrigada por tudo boa continuação…


De asergio a 12 de Abril de 2008 às 10:48
Nelson, é um gosto ter este trabalho, desde que os meus alunos possam beneficiar dele!

Como já identificaste a proposta de trabalho, não preciso de dizer nada sobre isso. Quanto ao ponto, como já disse ao diogo, fica adiado para de terça a oito dias.

Bom fim-se-semana


De ricardo a 12 de Abril de 2008 às 12:05
Quando é que a stora vai meter os objectivos no blog???


De asergio a 12 de Abril de 2008 às 17:24
Durante este fim-de-semana, ricardo, mas não posso garantir se hoje, se amanhã.

Bom fim-de-semana


De Diogo a 12 de Abril de 2008 às 20:21
ok vou tentar expressar-me melhor... eu gostei da pintura de Boccini devido ao "traço" com isto cria dizer que era uma pintura que dava ar de movimento e de estar assim como...um tornado lol como se tivesse passado uma ventania e ficou tudo de pernas para o ar. Obrigado por ter mudado a data do ponto bom fim-de-semana!


De asergio a 13 de Abril de 2008 às 12:46
Diogo

Perlos vistos, Boccioni conseguiu transmitir muito bem os seus propósitos! Viste o mais importante: a sensação de movimento - mais, a velocidade estonteante (Relê aquilo que escreveu Marinetti). Se reparares melhor, verás que o pano de fundo de tanto movimento é uma zona portuária, espaço por excelência, de actividade febril e de máquinas. Parabéns, pois!


De Bruno Leal, nº 6, 9ºD a 12 de Abril de 2008 às 20:29
Eu sei que isto não tem muito a ver, mas gosto mais da Pop Art.
Mas dentro destes movimentos artísticos gostei mais do surrealismo, além do mais Salvador Dali fascina-me não só pelas suas pinturas mas também pelas "jóias".


De asergio a 13 de Abril de 2008 às 12:52
Ó Bruno, só o facto de me dizeres que gostas de arte e de saberes identificar a corrente, já me deixa feliz!

Pelos vistos, também, sabes bastante sobre Salvador Dali - nomeadamente que criou jóias. Tudo isso é verdade e ainda bem que estes assuntos te seduzem. Parabéns!


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

Felicidades

Objectivos para o ponto

O Modernismo na Pintura

Objectivos para o ponto

Propaganda Republicana

O após-guerra; os anos 20

Tratado de Versalhes

A Guerra das Trincheiras

Objectivos para o ponto

Impérios coloniais no iní...

arquivos

Junho 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

tags

anos 20

arte moderna

i guerra mundial

pontos

república

todas as tags

links
blogs SAPO
subscrever feeds